Aguarde. Carregando informações.

Madalena Sofia On-line

ACESSO ÀS NOTAS, INFORMATIVOS E BOLETOS.

Aplicativo Madalena Sofia

Conteúdo do aplicativo também no seu desktop.

A experiência da Jornada espacial

A Jornada espacial aconteceu em São José dos Campos entre os dias 04 e 10 de dezembro, e a sua participação se deu após uma seleção entre mais de 100 mil estudantes, quando apenas 90, dentre esses estudantes do ensino médio, foram escolhidos. No Madalena Sofia, o aluno que conseguiu tal façanha foi Victor Emanoel, aluno da 3º série A.

De forma resumida, a jornada oportunizou diversas oficinas, palestras e atividades diárias, nas áreas correlatas da astronomia e astronáutica: satélites, foguetes, veículos aéreos não tripulados, aquecimento global, gps, entre outros, além de visitas ao DCTA, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica, que inclui o ITA, Instituto Tecnológico da Aeronáutica, o INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o IAE, Instituto de Aeronáutica e Espaço e o MAB, Museu Aeroespacial Brasileiro.

A oportunidade, além de única, foi bastante enriquecedora, pois dentre os palestrantes e instrutores estavam algumas das maiores referências nas áreas apresentadas como o Danton Villas-Boas, Engenheiro do IAE, o Astronauta Marcos Pontes, e o reitor do ITA, Anderson Ribeiro Correia. Com isso, o aprendizado tanto do aluno como do professor foi muito grande, e a carga de experiência e conhecimento trazidos dessa semana trabalhosa também, e, certamente, serão aproveitados tanto para a vida pessoal de ambos, como na prática do professor, dentro da sala de aula e nas atividades extras, como as voltadas para a OBA, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

No final do encontro, os representantes do Colégio Santa Madalena Sofia posaram para foto junto ao astronauta brasileiro Marcos Pontes. O astronauta, que participou da primeira missão espacial brasileira e atualmente desenvolve trabalhos na NASA, autografou seu livro com dedicatória, que está disponível para leitura e consulta na biblioteca do colégio.

Imagens