V Olimpíada de Foguetes DUC IN ALTUM

26/02/2018 às 16h53

No último sábado (24), ocorreu no Aeroclube de Maceió, a primeira etapa da V Olimpíada de Foguetes DUC IN ALTUM, realizada pelo Colégio Santa Madalena Sofia.

Seguindo o que já se tornou uma tradição, os alunos do 6º ao 9º ano, com 24 equipes, se juntaram aos às 37 equipes do Ensino Médio para lançar os foguetes feitos de garrafa PET, conforme orientado em duas oficinas realizadas anteriormente no Colégio.

Foram realizados mais de uma centena de lançamentos de foguetes, diferenciando apenas os combustíveis. Os alunos mais novos utilizaram apenas água e ar comprimido por uma bomba de bicicleta, enquanto os mais velhos dimensionaram a propulsão do foguete através da reação entre dois componentes comuns em nossas casas: vinagre de cozinha e o bicarbonato de sódio ou fermento.

O evento vai muito além das premiações, tendo como objetivo maior permitir aos nossos alunos uma vivência científica extraclasse divertida, aplicando conceitos de física, química e matemática.

Participaram desta primeira etapa mais de 200 alunos, que construíram e lançaram os seus próprios foguetes com alegria e segurança. Além de participarem da olimpíada interna, os estudantes também registraram os seus lançamentos na MOBFOG, Mostra Brasileira de Foguetes, que premia os melhores lançamentos de foguetes de todo país.

As próximas etapas desta grande festa científica ocorrerão no dia 24 de março, com o lançamento de foguetes dos alunos do Ensino Fundamental I, e o encerramento com a prova escrita da OBA, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que ocorrerá no dia 18 de maio.

Confira o resultado desta etapa clicando no link abaixo. A premiação ocorrerá em breve no Colégio.

https://www.msofia.com/admin/wp-content/uploads/2018/02/RESULTADO-V-DUC-IN-ALTUM.pdf

#msofia #olimpiadaducinaltum #foguetes #soufamíliamadalenasofia

keyboard_arrow_up